EDUARDO JÚNIOR QUEBRANDO TUDO


GALERIA DE FOTOS

sábado, 22 de maio de 2010

ENTREVISTA COM O BIG RIDER ZEZITO BARBOSA UM DOS GRANDES NOMES DO SURF PERNAMBUCANO


Zezito Barbosa  Por Roberta Mayanah ( FOTÓGRAFA E JORNALISTA DE ESPORTES  ) 

Perfil

Como e mais conhecido no meio do cenário do Surf no Estado de Pernambuco, no Nordeste e no Sudeste do Brasil, um dos Surfistas mais influentes do Estado e do Norte/Nordeste do Pais durante as décadas de 1970, 1980, 1990. Aos seus 43 anos, com 35 anos de Surf, conta um pouco da sua trajetória como Surfista Amador, Profissional e Free Surfer durante todo este tempo.....

Quando e como começou a Surfar?
Em 1972, na praia de Boa Viagem em Recife, "Pernambuco" com uma Prancha de Isopor comprada num Supermercado com uma quilha de madeira adaptada ao fundo da Prancha.

Quem te influenciou?
Ninguém, A própria natureza, o Mar e as Ondas me chamaram para seguir uma vida Sadia mentalmente e Espiritualmente. Tava na Praia um Dia e sentir uma energia muito boa vindo oceano, " Não sei Explicar direito ".... Na época o Surf se restringia a Boa Viagem e Piedade, minha primeira onda surfada foi em frente ao edifício Espanha em Boa Viagem.

Primeiro Título?
Foi em 1975, em frente ao edifício Acaiaca na praia de Boa Viagem. Campeonato Pernambucano amador, por incrível que pareca, já existiam campeonatos de Surf naquela época.

Historia em Competições?
Comecei a competir em mais ou menos 1973, em 1975 obtive a minha primeira vitoria, dai por diante não parei mais de competir me aposentando das competições em 2005. Participei integralmente das competições por todo o Norte/Nordeste e Sudeste do Brazil.

Títulos mais Importantes?
Todos os Campeonatos Pernambucanos e Nordestinos que venci, e Um Campeonato Brazileiro em 1983.

Viagens?
Comecei a Viajar bem cedo, ainda era garoto. Varias viagens pequenas por todo o Brasil, 14 Temporadas em Fernando de Noronha, Duas Temporadas no Hawaii, Uma temporada na Califórnia "USA", Varias pequenas viagens para a América do Norte, do Sul e Central, Residi na Nova Zelândia por Um ano e Três meses e Moro atualmente na Austrália a 3 anos e meio, 1 Temporada na Indonésia " Bali ".

Melhores Picos?
No Nordeste do Brasil: Cacimba do padre, Serrambi, Laje, praia do francês e Itacaré, no Sudeste: Saquarema e Maresias, no Sul: Praia mole e Embau, no Exterior: Newport Beach " Califórnia ", Honolua Bay, Sunset e Haleiva " Hawaii ", Raglan e Te awanga " Nova Zelândia ", Snaper Rock's, Long Reef, Bell's, Narrabeen e winkipop " Austrália ", Uluwatu, Padang Padang, Serangan e Nusa Dua " Indonésia " .

Acontecimentos que marcaram a sua vida e a sua carreira como Surfista?
Minha primeira vitoria, quando venci o campeonato Pernambucano em 1975 no qual a organização do evento queria repartir a medalha de primeiro lugar ao meio e dividi-la com o outro surfista finalista, porque tínhamos empatado, enfim; resolvemos tirar no par ou impar quem ficaria com a medalha e ganhei, ficando assim com a medalha e ele com a premiacao. Quando venci pela primeira vez o campeonato Norte/Nordeste na praia de Salgema em Maceió " Alagoas " no qual recebi o troféu de campeão das mãos do Governador do Estado de Alagoas na época " Fernando Collor de Melo ". Quando venci o campeonato Brasileiro numa final emocionante contra os Surfistas cariocas Cauli Rodrigues, Daniel Friedman e o potiguar Sergio Testinha. Quando fui capa da famosa revista de Surf da epoca Visual Esportivo em 1988, junto com o Surfista Australiano ex campeão mundial Damien Hardman e o Americano Mark Stuart ex campeão mundial de body board. Quando fundei e construí como sócio proprietário, junto com Fernando Câmara a primeira e única fabrica de blocos de poliuretanos do Norte/Nordeste do Brasil, a " teccel " , As viagens em busca de novas ondas , os meus Pais e a família que tenho, o nascimento dos meus dois filhos; Olga e Guilherme, quando conheci a minha mulher atual Roberta Mayanah na praia de Serrambi no dia do meu aniversario, em Pernambuco. Presentes que recebi de " Deus " .

O que faz Hoje em dia?
Trampando e Correndo o Mundo junto com a Roberta, atrás das Ondas Perfeitas!!!!

Qual o segredo que te mantem tao jovem ainda, e surfando como um garoto?
Cuido muito de Mim, não fumo, não bebo, não saio a noite para baladas, durmo cedo para poder surfar na melhor hora do dia " assim que amanhece, quando todos ainda estão na cama ", tenho uma vida tranquila.

Opinião sobre o Surf Atual no Brasil?
Ainda falta um pouco para o Surf Brasileiro alcançar o profissionalismo e a seriedade que existem em outros Países como: Estados Unidos, Austrália e alguns Países Europeus. Quando as pessoas que estiverem na presidência da ABRASP começarem a valorizar de verdade o passado do Esporte e as opiniões e ideais de Surfistas veteranos de renome no Pais, o Surf Brasileiro terá seu próprio caracter e consequentemente fara um campeão mundial de Surf Profissional.

Recado para a Galera?
Sempre respeitar e transmitir a todos uma imagem Saudável e limpa do Surf.

E isso ai !!!!
Ai vai mais um toque da cultura do Surf !!
Saudações,
Roberta Mayanah ( Jornalista de Esportes )

Obs. Fotos: Zezito no site Australiano Swellnet como destaque do dia em Dee Why Beach , Zezito fazendo o que mais gosta "Surfar" , Zezito na Capa da Revista Visual Esportivo em 1988 "foto do meio, entocado na praia do francês" clicada por Ayrton Kieling, Zezito surfando no boldro em Noronha 1988 e na praia do cupe em Pernambuco em 1986, Fotos clicadas por Ayrton Kieling.  
 


 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO CRITICA OU SUGESTÃO